Cantinho dos Amigos da Educação


sábado, 30 de junho de 2012

Projeto:" Intervenção na hora certa"


PROJETO : “  Intervenção na hora certa “    
                       março de 2012
Escola Estadual : Prefeito João José de Lima
Supervisora : Sofia E. Soares de Carvalho 
Diretora: Mônica Vanessa de Resende  Morais

Justificativa:   O Projeto visa fazer da intervenção um momento propício à leitura de forma agradável, onde o aluno leia com domínio os gêneros textuais e tenha compreensão do que leu, alcançando as  habilidades necessárias à leitura.
Ações:  Será feito um diagnóstico de leitura, onde a supervisora  tomará  a leitura de todos os alunos, com textos adequados a cada ano de escolaridade.
Após a leitura dos alunos que também deverão interpretar o texto, a supervisora fará um gráfico de cada turma com os resultados,  da fluência e  interpretação dos alunos.
Organizará os grupos de acordo com as dificuldades apresentadas, sendo eles:
Grupos de “ Estudo alfabetizador “: alunos que não lêem.
Grupos “ Ciranda de leitura “, são os alunos que  lêem mas estão na fase intermediária.
Para o grupo de estudo  alfabetizador será desenvolvido trabalhos como:
ü Identificar as letras do alfabeto em atividades escritas em parlendas e outros gêneros textuais, e também utilizando material concreto.
ü Identificar a 1ª letra das palavras em atividades escritas em parlendas e outros gêneros textuais e também com imagens.
ü Identificação de sílabas, palavras nos textos.
ü Atividades que desenvolvam a coordenação motora .
ü Recortar, colar,etc.
ü Contar histórias para que depois recontem.
ü Uso de parlendas, poesias e outros gêneros textuais, estimulando a leitura.
ü Produção de frases e textos.

Grupo “ Ciranda de leitura” :  (de acordo com cada grupo )

ü Trabalho com parlendas, poesias, textos informativos e diversos gêneros textuais buscando:
·        Identificar o assunto do texto.
·        Dar opiniões sobre os fatos
·        Identificar  informações implícitas e explícitas
·        Caracterizar os personagens da história.
·        Ouvir histórias e recontá-las.
·        Ler textos da ” Caixa de Leitura “ em voz alta.
·        Empréstimos de livros para que o aluno conte a história.
·        Produção de textos (poesias , cartas, bilhetes ).
·        Continuação de textos, dando continuidade aos fatos já descritos no texto e finalizando a história.
·        Refazer as produções de textos com auxílio individual da supervisora.
Observações:
Os Grupos serão atendidos da seguinte forma:
Grupo de Estudo Alfabetizador(supervisora ,eventual e vice-diretora )
Grupo Ciranda de Leitura (o trabalho será realizado pelo professor com a orientação da supervisora ).
 Os atendimentos acontecerão mediante um cronograma.
·        Apresentação e explicação do cartaz “ O que  preciso saber ao ler um texto?  Neste cartaz a supervisora abordará todos os requisitos necessários  para que se tenha uma boa leitura e interpretação, dentro  das informações dos Cadernos do Ceale  , a apostila “ O essencial “ e a Resolução 1086 /2008.
·        Convidar pessoas da escola ou da Comunidade para contar histórias

Avaliação
Através das conquistas e das dificuldades dos alunos , o trabalho terá modificações            buscando melhorar a aprendizagem dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário