Programa de Intervenção Pedagógica
Alfabetização no Tempo Certo /
Implementando os CBC
GUIA
DE ORIENTAÇÃO
PARA A REORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO
PLANO
DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
2012
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS
GERAIS
Prezados
Educadores,
Através
do Programa de Intervenção Pedagógica, as escolas têm se desdobrado, com
empenho e competência, para implementar estratégias pedagógicas que tenham
impacto no processo de aprendizagem. A parceria SEE/SRE/Escolas foi fundamental
para garantir o apoio, o acompanhamento, a orientação à escola e o fornecimento
de materiais didáticos adequados.
Dando
continuidade a esta tarefa coletiva que envolve direção, especialistas,
professores, pais e toda a comunidade escolar, novamente, nos encontramos aqui
para avaliar as ações desenvolvidas até este momento, com o objetivo de retomar
e/ou corrigir caminhos.
O
que queremos, já sabemos: vencer o desafio de garantir melhor ensino e mais
aprendizagem para todos os nossos alunos.
Em
2006, iniciamos nossa trajetória rumo à implementação do Programa de
Intervenção Pedagógica quando, a partir dos resultados das avaliações externas,
num esforço conjunto de todos os profissionais, planejamos e desenvolvemos
ações pedagógicas nas escolas, com o objetivo de atingir a meta “Toda
criança lendo e escrevendo até os 8 anos de idade”.
Desde
então, a cada ano, reunimo-nos para avaliar o caminho percorrido, refletir e
analisar nossas ações e reelaborar o
Plano de Intervenção Pedagógica. Novas perspectivas de trabalho foram sendo
implantadas para alcançarmos as metas pactuadas.
Mais
do que nunca, estamos juntos nesta caminhada, buscando sempre a melhor forma de
garantir o sucesso dos alunos. O conhecimento e uma melhor compreensão dos
resultados das avaliações externas permitem uma intervenção eficaz e no tempo
certo, contribuindo para a melhoria do desempenho da escola como um todo.
Acreditando
que podemos e temos que fazer a diferença na vida de nossos alunos, desejamos a
todos um...
ÓTIMO
TRABALHO!
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
1. O
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESFORÇO COLETIVO
1.1 - Relembrando conceitos
Em
2004, Minas Gerais foi o primeiro Estado a implantar o Ensino
Fundamental de 9 Anos, em cumprimento aos compromissos da educação mineira e com
prioridade máxima aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
As
avaliações do PROALFA em 2006 forneceram subsídios importantes para a
implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria do desempenho dos
alunos dos anos iniciais, já que os resultados comprovaram um índice de apenas
49% dos alunos do 3º ano do Ciclo da Alfabetização no nível recomendável nas
capacidades de Leitura e Escrita.
Para
reverter esse quadro, a SEE desenvolveu vários programas, entre eles, o
Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo que faz parte
de um conjunto de ações para atender ao desafio de ter toda criança lendo e
escrevendo até os 8 anos de idade.
O
“Projeto Escola Tempo Integral” e “Escola Viva Comunidade Ativa”, projetos
estruturadores do governo de Minas, favoreceram o trabalho dos professores nas
escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade social e mais afetadas
pelo fenômeno da violência.
O
Programa de Intervenção Pedagógica, em seu sentido mais amplo inclui, além da
Alfabetização no Tempo Certo, a realização de ações voltadas também para os
Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, na implementação dos CBC –
Conteúdos Básicos Comuns.
2.1 – As equipes da SEE e da SRE
junto às escolas.
As equipes da SEE e da SRE, junto às escolas, e ao longo do
processo, foram firmando parceria, através de uma visão comum: “Toda criança
lendo e escrevendo até os 8 anos de idade”. A cada ação, ampliamos esta visão,
definindo metas por escola, tanto do PROALFA quanto PROEB, criando instrumentos
de ligação da Secretaria com a escola, transformando a prática em sala de aula,
priorizando esforços e ampliando o programa. Em todos os momentos, buscamos
garantir o apoio necessário para a transformação das práticas pedagógicas em
toda a Educação básica, com o foco nos anos iniciais.
NENHUMA ESCOLA PODE SE SENTIR
SÓ
|
|
SEE SRE
|
|
Orientar
e acompanhar o trabalho das SRE e escolas no desenvolvimento da gestão
pedagógica focando o desempenho escolar dos alunos
Implementar, em conjunto com as SRE, o
Programa de Intervenção Pedagógica
Acompanhar os resultados.
|
Orientar e acompanhar o trabalho das escolas estaduais
como um todo, focando o desempenho dos alunos.
Implementar, em conjunto com a Equipe Central,
o Programa de Intervenção Pedagógica, com foco na Alfabetização no tempo
certo.
Assessorar e orientar as SME na gestão
pedagógica da rede municipal.
|
2.2 - As escolas que fazem a diferença
De acordo com os Cadernos de
Boas Práticas, elaborados pela SEE, podemos observar que as escolas que fazem a
diferença são aquelas que, entre outras características, têm a gestão
pedagógica como eixo de seu trabalho, criam uma cultura de planejamento
colaborativo e de reflexão da prática escolar a partir dos resultados das
avaliações internas e externas dos alunos.
ALGUMAS BOAS PRÁTICAS DAS
ESCOLAS QUE FAZEM A DIFERENÇA
|
|
·
Gestão
pedagógica como eixo do trabalho
|
·
Estabelecimento
de metas e altos padrões de ensino
|
·
Plano
de Intervenção Pedagógica bem elaborado e implementado
|
·
Comunicação
regular entre a equipe escolar, pais e comunidade.
|
·
Práticas
efetivas na sala de aula com foco na aprendizagem
|
·
Formação
continuada dos professores.
|
·
Currículo
bem elaborado e organizado.
|
·
Ambiente
escolar organizado e agradável
|
·
Atuação
significativa do Diretor e Especialista de Educação Básica
|
·
Gestão
de resultados
|
2.3
- Plano de Intervenção Pedagógica: fazendo acontecer o sucesso do aluno
Nestes últimos anos vimos o
crescimento das equipes das escolas no esforço conjunto de garantir melhor
ensino e mais aprendizagem. A elaboração e implementação do Plano de
Intervenção Pedagógica tem sido um trabalho de todos os envolvidos no processo
educativo.
Aconteceram mudanças no
pensar e no agir. A cultura da avaliação e análise dos resultados da
aprendizagem dos alunos, a intervenção pedagógica, a busca por atingir ou
superar a meta pactuada, são ações e atitudes hoje incorporadas por todos da
escola. Com certeza o aluno passou a ser o centro e o coração do sistema
educacional e escolar. Conscientizamos do nosso papel na Escola e nos
apropriamos do nosso objetivo: melhoria do desempenho do aluno.
SEE, SRE e Escolas juntas fazendo acontecer
o sucesso do aluno.
3
– ELABORANDO O PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA 2012
3.2
– Preparando a escola para o dia 04 de julho: “Toda escola deve fazer a
diferença”
ANTES DO DIA 04/07/2012
* Cada escola deverá analisar os resultados das avaliações , avaliar as ações do PIP 2011 e replanejar.
*O diretor disponibilizar os resultados do PROALFA e PROEB, através dos boletins pedagógicos e do site www.simave.ufjf.br.
3.3 – Dia 04 de julho : “Toda escola deve fazer a diferença”
NO DIA 04/07/2012
A elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica
Lembre-se de que, neste dia, a escola deve se preparar
da melhor forma possível para orientar
os professores na análise dos Resultados das Avaliações Externas e dos Boletins
Pedagógicos. Não podemos esquecer que um
plano de ação coerente deverá conter metas alcançáveis.
O que?
|
Quem?
|
Como?
|
Para que?
|
Defina coletivamente quais as
capacidades em que os alunos apresentaram
defasagem nas avaliações.
|
Liste os alunos que apresentaram defasagem no
desenvolvimento destas capacidades.
Não esquecer de verificr se há na escola alunos que
não estão alfabetizados a partir do 3º
ano EF.
|
Descreva as estratégias de intervenção
pedagógica para o alcance da meta proposta e melhoria da aprendizagem dos alunos.
|
O que queremos alcançar para o ano de
2012(META).
|
3.4
- Sugestão de agenda para o dia 04/07/2012 –
“Toda escola deve fazer a diferença”
Nº
|
Ação
|
Horário
|
|||
1
|
Mensagem ou dinâmica de abertura.
|
15 min
|
|||
2
|
Análise dos resultados do PROALFA/PROEB, e das
avaliações internas da escola . Utilizar, para tanto, a oficina “A
divulgação, a apropriação dos Resultados PROALFA/PROEB e o Plano de
Intervenção Pedagógica das Escolas”., elaborada pela SEE e que poderá ser
adaptada à realidade de cada escola.
Questões que precisam ser discutidas:
-
Quais são as ações que precisam ser desenvolvidas para alcançar
nossas
metas em 2012?
-
Garantimos que os materiais didático-pedagógicos disponibilizados
pela SEE foram utilizados como referenciais
para o planejamento das
aulas?
(Guia do Alfabetizador, Guia do Especialista, Guia do
Diretor,
CBC, Cadernos da SEE/CEALE, dentre outros).
-
Fazemos avaliações diagnósticas, mapeamento dos resultados e replanejamos nossas
ações com base em seus resultados?
- Estamos
garantindo o foco pedagógico nas reuniões de Módulo II?
- As
intervenções pedagógicas propostas na legislação e orientadas pela SEE estão
sendo aplicadas em nossa escola?
- Os
conhecimentos e práticas adquiridos nos Encontros de Capacitação realizados
pela SRE foram efetivamente incorporados no dia-a-dia da sala de aula?
- Os
demais profissionais da equipe pedagógica da escola (PEUB, Eventual,
Ajustamento Funcional, ...) se envolveram efetivamente nas ações do
Plano de Intervenção Pedagógica e ajudaram na aprendizagem dos alunos?
Como?
Lembre-se
de que “sem todos pela educação, não
haverá educação
para todos” (Rosa Maria Torres. In: Plano de Ação
Educativa, 2003).
|
2h30min
|
|||
3
|
Intervalo
|
15min
|
|||
4
|
Reorganização do Plano de Intervenção Pedagógica/2012, discussão e socialização das estratégias,
redação final do PIP, em momento posterior..
|
1h30
|
|||
5
|
Considerações
finais e Encerramento da Reunião
|
OBSERVAÇÃO:
A duração da reunião deverá ser
ampliada considerando a complexidade de cada escola.
Não se esquecer de que o
Especialista irá consolidar o Plano de Intervenção Pedagógica para apresentar
aos professores no dia 07/07/12,
antes da apresentação à
comunidade escolar.
3.5
– Planejando o dia 07 de julho: “Toda a
comunidade participando”.
* Prepare a escola para este
momento em que pais, alunos e professores de todos os turnos vão se encontrar
para discutir, aprovar ou sugerir ações no Plano de Intervenção Pedagógica da
Escola.
Exponha, através de cartazes e murais, os
resultados obtidos pela escola nas Avaliações Externas (PROALFA/PROEB/IDEB) e
as Metas pactuadas pela escola.
3.6 – Sugestão de Agenda para o
dia 07/07/12
Duração
|
O que fazer
|
Como fazer
|
Por que fazer
|
Responsáveis
|
1h30min
|
Reunir com a equipe da escola
|
Os professores deverão validar o Plano
de Intervenção e fazer os ajustes, se for necessário.
|
Para
garantir o consenso entre a equipe escolar.
|
Equipe Escolar
|
15min.
|
Receber pais e alunos
|
Organizar e preparar a equipe, lembrando
que todos devem estar comprometidos com o sucesso da reunião.
|
Uma boa acolhida aos pais garante sua
participação efetiva no programa.
|
Equipe Escolar
|
15min.
|
Fazer a abertura do evento.
|
Dar boas vindas e explicar a importância
da participação dos pais para que as metas sejam alcançadas.
|
Para garantir a sensibilização e a compreensão dos objetivos,
motivando-os a fazer parte do processo.
|
Diretor
|
30min.
|
Apresentar dados das avaliações externas
do PROALFA/PROEB, avaliações internas, as metas e o PIP na escola.
|
Apresentar resultados de avaliações,
informações dos boletins e o “Plano de Intervenção”, elaborado pela escola.
Apresentar também as metas da escola.
|
Para que os pais se sintam envolvidos no
processo aprendizagem de seus filhos e se empenhem em participar das ações.
|
Diretor e Especialista
|
1h.
|
Formar grupos de discussão com pais e
alunos.
|
Discutir a proposta do Plano de
Intervenção Pedagógica, apresentar sugestões e/ou aprovar as propostas da
escola. Eleger representante para apresentar os principais pontos.
|
A divisão por grupos de trabalho
favorece a participação e a sistematização das informações.
|
Equipe pedagógica.
|
1h
|
Fazer a Plenária e apresentar os
resultados das discussões de cada grupo.
|
Organizar a apresentação de cada grupo
na Plenária, definindo o tempo de cada um.
|
A participação e acompanhamento do
processo pedagógico por parte dos pais favorece a concretização das ações da
escola.
|
Diretor e representantes dos grupos.
|
10min
|
Encerrar o encontro
|
Agradecer a presença de todos e
convidá-los a se integrarem à equipe da escola para, juntos, garantirem o
cumprimento das ações e metas definidas.
|
Será importante o envolvimento de todos
para o alcance dos bons resultados e das metas.
|
Diretor
|
DIRETOR,
INCENTIVE SUA EQUIPE!
Valorize
o saber e a experiência de cada um; incentive e estimule a reflexão sobre a
prática e a adoção de iniciativas e estratégias inovadoras; assegure a
participação da comunidade na escola; identifique as necessidades de sua equipe
e busque soluções. Tenha iniciativa e firmeza de propósito para garantir a
realização das ações. Consulte o Guia do
Diretor Escolar e o Caderno de Boas Práticas do Diretor Escolar.
ESPECIALISTA
DE EDUCAÇÃO, ACOMPANHE A APRENDIZAGEM DO ALUNO!
Você
é fundamental no espaço escolar, pois seu trabalho tem como objetivo a
coordenação e a articulação de todas as atividades relacionadas ao processo de
ensino e aprendizagem e a integração de todos da comunidade escolar. Trabalhe em
conjunto com o corpo docente: acompanhe suas práticas em sala de aula; utilize
as reuniões de Módulo II para refletir com eles sobre os resultados das
avaliações; ofereça-lhes materiais e sugestões de metodologias diversificadas e
enriquecedoras;
estimule e proporcione momentos de troca de
experiências; acompanhe o desenvolvimento de todas as ações propostas no PIP,
garantindo que nenhuma seja esquecida. Não se esqueça de consultar o Guia do Especialista de Educação Básica e
o Caderno de Boas Práticas enviados às escolas pela SEE.
PROFESSOR,
SEJA EFICAZ EM SUA PRÁTICA NA SALA DE AULA!
O Professor é o agente da mudança na sala de aula:
ele participa da elaboração da proposta pedagógica, dos objetivos e das metas a
alcançar. Portanto, ensinar bem é saber planejar. Para planejar, o professor
precisa estudar, organizar e coordenar as ações em conjunto com o Especialista
e o Diretor da escola.
Professor, para
garantir o sucesso de sua ação:
- Proponha desafios para seus alunos;
- Conheça e entenda os resultados das avaliações externas;
- Lembre-se sempre das metas a serem alcançadas pela sua escola e sua
turma;
- Acompanhe as necessidades individuais de seus alunos, faça e busque
ajuda para as intervenções pedagógicas;
-Seja criativo na elaboração de suas aulas e atividades.
PROFESSOR
PARA ENSINO DO USO DA BIBLIOTECA, PROFESSOR EVENTUAL, PROFESSOR EM AJUSTAMENTO
FUNCIONAL, VICE-DIRETOR!
Todos vocês são fundamentais para a implementação, com sucesso, do Plano
de Intervenção Pedagógica de sua escola. Ajudem a atender os alunos em suas
dificuldades de aprendizagem, colaborando com o Professor Regente. Façam a
diferença no exercício de sua função na escola, contribuindo com a gestão
pedagógica e a melhoria do desempenho dos alunos.
“Ainda bem que não são
necessárias fórmulas mirabolantes
para
oferecer uma boa educação” .
(Cláudio de Moura Castro,
Revista Veja, abril 2007).
Para
oferecer uma boa educação e fazer a diferença na vida dos alunos exige-se um
pouco mais do que habilidades e conhecimentos. É preciso que se mobilize a
VONTADE de intervir, o DESEJO de transformar realidades, o COMPROMISSO de mudar
o mundo através das pessoas.
Este
é o momento de mobilizar-nos e fazer acontecer uma educação de qualidade, libertadora
e emancipadora, que educa e cuida da criança, do adolescente, do jovem, que
supera o rito escolar, que privilegia trocas, acolhimento e aconchego, para
garantir aprendizagens significativas e o progresso individual e contínuo do
aluno, favorecendo o seu crescimento e o seu sucesso na jornada escolar e na
vida.
Excelência
em educação se faz garantindo a inclusão e permanência de TODOS os educandos na
escola, APRENDENDO; se faz excelência com redução da evasão, da retenção e da
distorção idade/ano de escolaridade. Esta a escola que faz a diferença! Este o
desafio de toda escola que deve fazer a diferença. Este é o desafio dessa
Escola!
SUCESSO
EM 2012 !
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