Amigos,
este Material, foi organizado através de pesquisas em blogs. Bjs Sol
este Material, foi organizado através de pesquisas em blogs. Bjs Sol
Agosto é o mês do Folclore...
Isto todo mundo sabe. O que todos sabemos também é o quanto esta data oferece
de possibilidades para trabalhar a leitura e a escrita.
As
sugestões apresentadas a seguir para o trabalho com parlendas e trava-línguas
permitem explorar a oralidade, a criatividade e a leitura, dentre tantas outras
habilidades.
Desenvolvemos
estas atividades em sala de aula e todos adoramos.
Sugestões
para as Parlendas
Foram
apresentadas várias parlendas ao grupo. Após a leitura de todas elas, os alunos
são convidados a apresentá-las da forma que quiserem. Surgiram as mais variadas
ideias:
* apresentar a parlenda usando bonecos de fantoche;
* dramatizar a parlenda;
*cantar a parlenda usando os instrumentos da
bandinha;
*apresentar a parlenda usando gravuras e mímicas.
Sugestões
para os Trava-línguas
A turma
foi dividida em grupos. Todos os grupos receberam trava-línguas em comum e
fizeram a leitura. Outras também foram apresentadas pelo professor. A seguir
foram discutidas formas de se apresentar, para os outros alunos, os
trava-línguas que a turma mais apreciou. As seguintes sugestões foram aplicadas
na sala:
*Ler e bater palmas no início de cada palavra do
trava-língua;
*Ler e bater o pé no chão quando pronunciar a sílaba
mais forte de cada palavra;
*Ler e brincar com as palavras, lendo apenas as
palavras destacadas;
*Completar trava-línguas conhecidos com palavras que
rimam de sua escolha;
*Dramatizar um trava-língua, cantando como ópera;
*Ler, cantar e batucar um trava-língua.
As
crianças adoraram estas atividades.
Parlenda ;
A CUTIA ESTÁ COM DOR DE DENTE
DE TANTO, TANTO, COMER DOCE
QUENTE.
A CUTIA ESTÁ COM PERNA DURA
DE TANTO, TANTO, COMER RAPADURA.
A CUTIA ESTÁ COM DOR NO PÉ
DE TANTO, TANTO, TOMAR CAFÉ.
Leitura de parlendas na alfabetização inicial
Objetivos
- Ler textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.
- Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Conteúdo
- Leitura.
Anos
1º e 2º anos.
Tempo estimado
Um mês.
Material necessário
Livro Salada, Saladinha (Maria José da Nóbrega e Rose Pamplona, 56 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-17-2002, 20 reais), cartolinas e lápis de cor.
Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione parlendas diversas, inclusive as que os alunos já conhecem. Escreva cada uma delas em cartazes para apresentá-las ao grupo e organize um momento para brincar com elas. Assegure-se de que as crianças consigam recitar os textos coletiva e individualmente.
Flexibilização para deficiência intelectual
Reproduza esses cartazes em folha sulfite e encaminhe ao AEE para que o aluno tenha mais oportunidade de aproximação e memorização.
2ª etapa
Apresente o livro Salada Saladinha e proponha a publicação de uma coletânea de parlendas organizada pela turma. Oriente os alunos a decidir aspectos como "quem serão os leitores". Em grupos, eles devem manusear o livro para observar como ele é organizado.
Flexibilização para deficiência intelectual
Explique individualmente para o aluno, dê exemplos de atividades semelhantes que ele já participou e mostre algumas produções.
3ª etapa
Produza com a classe uma lista com o nome das parlendas conhecidas e proponha que selecionem as que vão compor a coletânea. Liste as tarefas que devem ser cumpridas para a organização da publicação, como a seleção de textos e a elaboração da dedicatória, das ilustrações e da capa, definindo o prazo para o lançamento.
4ª etapa
Distribua para cada dupla cópias de parlendas escritas em letra bastão, misturando um texto selecionado a outros do mesmo gênero que não foram escolhidos para o livro. Nenhum deles deve conter o título, para que os alunos tenham de fazer a leitura do texto inteiro a fim de identificá-los. Para selecionar o o que entregar a cada dupla, atente-se para as características quantitativas e qualitativas das parlendas. Observe o conjunto abaixo. A tarefa das crianças é localizar a parlenda Santa Luzia:
Texto I
SANTA LUZIA
PASSOU POR AQUI
COM SEU CAVALINHO
COMENDO CAPIM
SANTA LUZIA
QUE TINHA TRÊS FILHAS:
UMA QUE FIAVA
UMA QUE TECIA
UMA QUE TIRAVA
O CISCO QUE HAVIA
Texto II
SANTA CLARA CLAREOU,
SÃO DOMINGOS ALUMIOU.
VAI, CHUVA!
VEM, SOL!
VAI CHUVA!
VEM SOL!
PRA SECAR O MEU LENÇOL!
Texto III
CORRE, RATINHO
QUE O GATO TEM FOME
CORRE, RATINHO
QUE O GATO TE COME
Entregar aos estudantes os textos I, II e III; ou os textos I e II, ou ainda os textos I e III, consiste em decisões didáticas que apresentam distintos problemas de leitura. Entre Corre Ratinho e Santa Luzia, há mais contrastes quantitativos e qualitativos do que entre Santa Luzia e Santa Clara Clareou, o que torna a tarefa mais desafiadora.
A leitura dos textos I, II e III pode colocar desafios para as crianças que já pensam nos aspectos quantitativos do sistema de escrita, enquanto a proposta com os textos I e III é desafiadora para quem está começando a considerá-los. O tamanho das parlendas, a quantidade de estrofes, as letras usadas e a existência ou não de termos repetidos nos textos são alguns dos índices a considerar ao planejar as sessões de leitura.
Como sabem o que está escrito, antecipar onde isso está escrito é a primeira estratégia usada pelos estudantes. Nessas sessões de leitura, a ação dos alunos será buscar ajustar as cadeias orais aos segmentos escritos. Não é óbvia para eles a relação entre o oral e o escrito, entre as partes e o todo. Desse modo, favoreça que possam colocar em jogo o que sabem sobre o sistema de escrita, mas passem a incluir, ao longo das sessões, novos aspectos não considerados inicialmente.
Garanta que todos justifiquem essas antecipações levando em conta as marcas gráficas do texto. Identificados os textos a ser publicados, recolha as parlendas não selecionadas, deixando com cada dupla a parlenda escolhida. Solicite que todos planejem e executem as ilustrações dos textos e da capa do livro.
Flexibilização para deficiência intelectual
Diferencie as tarefas em cada grupo e flexibilize o tempo para o aluno com deficiência. Estimule o desenvolvimento oral dele. Peça que a família leia parlendas para ele e, de tarefa, que faça as ilustrações do livro.
5ª etapa
Reúna as parlendas ilustradas e a capa, proponha a escrita da dedicatória e comunique à comunidade escolar o lançamento da coletânea.
Produto final
Coletânea de parlendas.
Avaliação
Observe os progressos dos alunos em relação à construção do sistema de escrita e ao desenvolvimento de comportamentos leitores:
- Os estudantes memorizaram e se divertiram com as parlendas?
- Ampliaram o repertório de parlendas conhecidas?
- Realizaram as tarefas de leitura, arriscando-se a antecipar o que estava escrito e verificando as antecipações, considerando as marcas gráficas e os índices quantitativos e qualitativos?
_____________________________
Parlenda:
Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai-de-todos,
Fura-bolo
Mata-piolho.
Parlenda:Era uma bruxa
Era uma bruxa
À meia-noite
Em um castelo mal-assombrado
Com uma faca na mão
Passando manteiga no pão
Passando manteiga no pão.
Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai-de-todos,
Fura-bolo
Mata-piolho.
Parlenda:Era uma bruxa
Era uma bruxa
À meia-noite
Em um castelo mal-assombrado
Com uma faca na mão
Passando manteiga no pão
Passando manteiga no pão.
Parlenda:
Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem
- Seu lobo está pronto?
- Não, ele está tomando banho.
- Não, ele está comendo.
- Não, ele está dormindo.
- Tá!
Parlenda:
Com quem você
Pretende se casar
Loiro, moreno,
Careca, cabeludo,
Soldado ou ladrão
Qual é a letra do seu coração?
A, B, C, D......
Parlenda:
Meio dia,
Macaco assobia
Panela no fogo
Barriga vazia.
Parlenda:
O rei mandou me chamar
Pra casar com sua filha
Só de dote ele me dava
Europa, França e Bahia.
Me lembrei do meu ranchinho
Da roça, do meu feijão
O rei mandou me chamar
Ó seu rei, não quero, não.
Parlenda:
Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores
Dá uma voltinha,
Senhoras e senhores
Pulem de um pé só,
Senhoras e senhores
Põe a mão no chão,
E vai ... pro olho ... da rua!
Parlenda:
Quem cochicha
O rabo espicha
Come pão
Com lagartixa
Quem escuta
O rabo encurta
Quem reclama
O rabo inflama
Come pão
Com taturana.
Parlenda:
Pisei na pedrinha
A pedrinha rolou
Pisque pro mocinho
Mocinho gostou
Contei pra mamãe
Mamãe nem ligou
Contei pro papai
Chinelo cantou.
O tempo perguntou para o tempo:
Quanto tempo o tempo tem?
O tempo respondeu para o tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Que nem o tempo poderá dizer
Quanto tempo o tempo tem.
( Retirado do blog brincando com cores )....
CIRANDA DAS PARLENDAS E ADIVINHAÇÕES
Esta semana iniciamos as
atividades referentes ao projeto Ciranda das Parlendas e Adivinhações, que tem como objetivo vivenciar a cultura popular, incentivando o
desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita. Nesse sentido as crianças
verbalizaram o que sabiam sobre adivinha, conheceram o conceito sobre o que
venha a ser uma adivinha e citaram algumas que já conheciam.
As adivinhas e suas origens
AS ADIVINHAÇÕES SÃO
TEXTOS CURTOS, GERALMENTE ENCONTRADOS NA FORMA DE PERGUNTAS E SERVEM PARA
DIVERTIR, PROVOCAR CURIOSIDADE E DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO.
A origem das adivinhas é muito antiga. A
adivinha é uma forma literária estrutura desafiadoraque tem a desses
antigos enigmas. Deve ser encarada como uma brincadeira que é tal como os
contos tradicionais infantis, especialmente orientados para o desenvolvimento
das capacidades mentais das crianças. De fato, a adivinha é uma forma de
ginástica mental. Como os outros jogos educativos, têm necessariamente, o
sentido de competição e de vitória. Mas, neste caso, a vitória e o prazer
conquistam-se pelo descobrimento do sentido das palavras, quando se compreende
a lógica da adivinha.Em resumo, o uso das adivinhas, como forma de convívio
social entre adultos e crianças, desenvolve nesta a disciplina, o raciocínio e
aumenta a agilidade mental, desenvolvendo a observação imaginativa. As
tradições e jogos populares podem ser aproveitados para a educação. Se
quisermos uma educação de qualidade, é preciso lembrar que não se aprende bem
sem desenvolver a memória e as capacidades do espírito. Se tirarmos o prazer de
brincar enquanto se aprende dificultaremos o desenvolvimento da capacidade para
ler, no futuro, os textos escolares. Por isso a importância das crianças
brincarem, contem e leiam histórias devidamente explicadas.Afinal, a leitura é
um prazer que também se ensina.
A importância das Adivinhas
A adivinha é uma forma literária que tem
a estrutura desafiadora desses antigos enigmas. Deve ser encarada como uma
brincadeira que é tal como os contos tradicionais infantis, especialmente
orientados para o desenvolvimento das capacidades mentais das crianças. De
fato, a adivinha é uma forma de ginástica mental.
Como os outros jogos
educativos, têm necessariamente, o sentido de competição e de vitória. Mas,
neste caso, a vitória e o prazer conquistam-se pelo descobrimento do sentido
das palavras, quando se compreende a lógica da adivinha.
Em resumo, o uso das adivinhas, como
forma de convívio social entre adultos e crianças, desenvolve nestas a
disciplina, o raciocínio e aumenta a agilidade mental; desenvolvendo a
observação imaginativa. As tradições e jogos populares podem ser aproveitados
para a educação. Se quisermos uma educação de qualidade, é preciso lembrar que
não se aprende bem sem desenvolver a memória e as capacidades do espírito. Se
tirarmos o prazer de brincar enquanto se aprende dificultaremos o
desenvolvimento da capacidade para ler, no futuro, os textos escolares. Por
isso é importante que as crianças brinquem, contem e leiam histórias,
devidamente explicadas.
PARLENDAS
DEFINIÇÃO:AS
PARLENDAS SÃO CONJUNTOS DE PALAVRAS COM ARRUMAÇÃO RITMÍCA EM FORMA DE VERSOS,
QUE PODEM RIMAR OU NÃO. GERALMENTE ENVOLVEM BRINCADEIRAS, JOGOS OU MOVIMENTO
CORPORAL, ALÉM DE ENSINAR BRINCANDO.
A importância das Parlendas para a Aprendizagem
A PARLENDA faz parte da linguagem folclórica
presente na cultura popular e é transmitida oralmente através das gerações.
Como toda manifestação folclórica, com o passar do tempo vai sendo
reconstruída, apresentando variações, dependendo da região. Elas fazem parte do
folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso
povo.As parlendas apresentam-se como recurso para a leitura “lúdica” (os jogos)
e para a introdução da parlenda no mundo da leitura. Contém de certa forma, um
enunciado lúdico pedagógico pela sua forma, ritmo, desenvolvendo o aspecto
psicossocial da criança, pois a sua linguagem é simples e atraente.
Em contato
com as parlendas as crianças poderão dar os primeiros passos para a comunicação
verbal.Ver-se dessa forma que, ao trabalhar “as parlendas” em sala de aula, o
professor coloca a criança em contato com o saber popular, esse popular que
muitas vezes é imprescindível no avanço da literatura infantil, pois, muitos dos clássicos
da Literatura Infantil “nasceram do meio popular ou em meio culto para depois
se popularizarem em novas adaptações”. (Nelly Novaes Coelho; p 20, 1982.)Fica
evidente que parlendas, podem ter um papel importante no processo de
alfabetização, não só pela sua familiaridade com o discurso da criança, mas
também porque permite a ela a conquista da linguagem.O uso lúdico das parlendas
ajuda as crianças a serem mais criativas, desinibidas, inteligentes, além de
desenvolver sua dicção e aprendizagem geral.
Exemplos de atividades ;
NOME:____________________________________________________
COMPLETE A PARLENDA:
A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________,
BOTA ________.
|
Nome
:______________________________________________
COMPLETE A PARLENDA COM AS PALAVRAS ABAIXO:
REI,
____________________,
SOLDADO,
_____________________,
MOÇA BONITA
DO
MEU
___ ___________
______.
LADRÃO
CAPITÃO CORAÇÃO
|
NOME:______________________________________________
COMPLETE A PARLENDA USANDO OS NÚMEROS:
_____, _____, FEIJÃO COM ARROZ
_____, _____, FEIJÃO NO PRATO
_____, _____, BOLO INGLÊS
_____, _____, COMER BISCOITO
_____, _____, COMER PASTÉIS.
|
NOME:______________________________________________
COMPLETE A PARLENDA COM AS PALAVRAS
ABAIXO:
UM, DOIS,_________________ COM ARROZ,
TRÊS, QUATRO, FEIJÃO NO _________________,
CINCO, SEIS, _________________ INGLÊS
.SETE, OITO, COMER _________________,
NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS.
PRATO FEIJÃO
BOLO BISCOITO
|
NOME:________________________________________
COMPLETE A PARLENDA:
SUCO GELADO
CABELO
ARREPIADO
QUAL É A
LETRADO SEU NAMORADO?
A , _____, _____, D , _____, _____, G , _____, _____, _____
K , _____, _____, _____, O ,
_____, _____, R , _____, _____,
_____, V , _____, _____, _____, Z .
|
Nome
: __________________________________________
______________FOI AO MERCADO
NÃO SABIA O QUE COMPRAR
COMPROU UMA _______________
PRA COMADRE SE SENTAR
A _______________ SE SENTOU
A CADEIRA ESBORRACHOU
JACARÉ CHOROU, CHOROU,
O _______________ QUE GASTOU.
|
Complete a cantiga:
TÍTULO: EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA NENÊ,
NENÊ, NENÊ,
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA MENINA,
MENINA, MENINA,
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA MOCINHA,
MOCINHA, MOCINHA,
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA CASADA,
CASADA, CASADA,
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA MAMÃE,
MAMÃE, MAMÃE,
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
TÍTULO: A BARATINHA
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ
AH AHA AHA
OH OH OH
ELA TEM É UMA SÓ
A BARATA DIZ QUE TEM
CARRO, MOTO E AVIÃO
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É CAMINHÃO
AH AHA AHA
OH OH OH
ELA TEM É CAMINHÃO
A BARATA DIZ QUE COME
FRANGO, ARROZ E FEIJÃO
É MENTIRA DA BARATA
ELA COME É MACARRÃO
AH AHA AHA
OH OH OH
ELA COME É MACARRÃO
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